martes, 8 de marzo de 2011

Como procurar um lugar para viver em Salamanca?

Aqueles que querem ir estudar na Espanha, um dos pontos importantes e que sempre preocupa são: Onde vou morar?Quanto vai custará o aluguel? Como vou procurar um lugar para viver? São perguntas que sempre estamos fazendo para colocar os valores na ponta do lápis e ver de quanto será esse investimento financeiro. Por isso resolvi falar um pouco pra vocês como se pode procurar um lugar para viver em Salamanca que por ser uma cidade universitária temos muitas opções que podem encaixar direitinho ao tamanho do seu bolso. Vamos lá!

Salamanca em geral por ser uma cidade pequena não é das mais caras da Espanha, claro que existem outras mais baratas, mas é um custo de vida razoável que chega a ser mais barato que algumas cidades do Brasil, por exemplo. Mas o padrão de vida de estudante é uma categoria que está sempre com os custos ajustados para passar a temporada por aqui. Para alugar os “pisos” não tem muita dificuldade, não tem muita burocracia. Para fechar negócio, geralmente os proprietários pedem uma fiança (o mesmo valor do aluguel) e pronto você já entrar para morar.

Para aqueles que desejam morar sozinhos existem apartamentos como kitnet que pode ser alugado entre 400 ou 500 euros ao mês. Por internet se puede encontrar muitos anuncios de apartamento desse tipo para alugar.

Você também pode encontrar algum companheiro ou colega do curso que deseje dividir com você o aluguel e as despesas. Então tem apartamentos de dois, três ou 4 quartos, os quais você poderá compartir as despesas e o ambiente da casa com outros colegas. Desse tipo existem muitas opções, nas próprias escolas de idiomas ou nos murais das Faculdades da Universidade de Salamanca tem vários anúncios com pessoas querendo encontrar um companheiro ou companheira de “piso”. Os preços variam muito a depender do local e se o aluguel está incluído os gastos (água , luz, internet e calefação*). Pode variar entre 150 a 250 euros/mês.

Outra possibilidade é alugar uma habitação em casa de família. Há muitas famílias que alugam quartos para estudantes que vem por uma temporada aqui em Salamanca. Algumas delas incluem no preço, o café da manha, almoço e jantar. Outros apenas café da manha e almoço e outros não servem nenhuma refeição. Claro que o preço varia em função dos serviços que ofereçam.

E outra opção são as residências universitárias. Estas em geral são quartos individuais ou duplos e no preço estão todos os serviços incluídos (internet, telefone, refeições e outros). Há alguns de padrão luxo e outros mais simples. Mas em geral são mais caros que alugar um apartamento para compartir com outros.

A Universidade de Salamanca oferecem um serviço de orientação universitário (SOU) onde também anunciam apartamentos e quartos para alugar na cidade e direcionado a estudantes. Lhes indico a pagina web deste serviço, que poderá lhe ser útil.

SOU- Servicio de Orientación Universitário

Estas são algumas dicas de como morar em Salamanca. Não desanime, estudar na Espanha é uma experiência que sem duvida não irão se arrepender. Vale a pena investir!

Para dúvidas e outras informações faça-nos um comentário e que em breve responderemos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...