viernes, 4 de marzo de 2011

Programas de Doutorados na Universidade de Salamanca

Olá Gente!!!

Muita gente me pergunta pelos programas de Doutorado da Universidade de Salamanca. Eles estão passando por uma reformulação para adaptar ao novo Sistema Europeu de Ensino Superior. Mas alguns já estão adaptados e já estão funcionando.

Para aqueles que estão interessados envio o calendário para o próximo curso 2011-2012 e a lista dos cursos que estão funcionando.

E no mais mãos a obra!!!

ESTUDAR NA ESPANHA

Aqueles que têm interesse em vir a estudar curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado o primeiro que deve fazer é procurar o curso e a universidade que tenha o curso que te interessa.

O que me ajudou muito a escolher o meu programa de doutorado que faço hoje na Espanha, foi quando conheci um buscador do Ministério de Relaciones Exteriores da Espanha que facilita na busca do curso e a universidade dentro de sua área de conhecimento e de interesse que se chama Buscador Colón . Esse é o primeiro passo, procurar o curso e a Universidade que tenha o curso do seu interesse. Uma vez escolhidos o curso ou cursos, e aconselho que escolha em mais de uma universidade diferente, o segundo passo é entrar em contato com a(s) Universidade(s) escolhida(s), por meio da pagina web que oferece o buscador colón para melhor colher informações dos programas dos cursos e os prazos para inscrição para a seleção do programa. Uma vez escolhido o curso que queira fazer o importante é verificar os documentos necessários para a inserção ao programa.

Com relação aos documentos necessários para entrar nas universidades espanholas depende de cada universidade.

O importante para adiantar os trâmites do visto de estudante para brasileiros é necessário pedir ao curso que for realizar uma carta de aceitação ao programa ou o pagamento da matricula no mesmo, para que possa comprovar sua aprovação no programa que vá realizar em Espanha. Este documento também servirá para alguma bolsa de estudo que for solicitar tanto no Brasil como na própria Espanha.

Outros dois pontos importantes que vale a pena comentar são a tradução dos documentos como histórico, diploma da graduação, bem como sua homologação deste titulo na Espanha.

Algumas Universidades, como a Universidade de Salamanca realiza um processo interno de homologação de titulo, ou seja, ele é convalidado por uma comissão de doutorado para realização do programa escolhido. Esta homologação não serve para nenhuma outra universidade nem mesmo isso não quer dizer que o seu titulo de graduação esteja homologado no país. Este tramite só é para facilitar a entrada nos programas de mestrado e doutorado na Universidade. No entanto, também tem outro processo de homologação que este vale para todo o território espanhol, que é a tramitação da homologação por meio dos ministérios do Brasil e depois nos ministérios espanhóis e isso por meio do consulado da Espanha no Brasil.

As universidades espanholas ainda que sejam publicas par são pagas. Isso quer dizer que tem taxas de matriculas que são pagas pelos alunos proporcionalmente ao números de créditos que será feito no primeiro ano de curso. Por isso é interessante buscar se escrever nas bolsas de estudos tanto as brasileiras como a espanholas que também dão oportunidades para brasileiros estudar na Espanha. Com estas bolsas de estudos as taxas de matriculas são pagas pelos órgãos e também um seguro medico além das mensalidades durante o período da bolsa.

Aqui as páginas webs de duas instituições espanholas que dão bolsas para brasileiros.

Buscador Colón

Fundación Carolina

Agencia Española de Cooperación Internacional y Desarrollo

Estamos a disposição para qualquer informação que esteja ao nosso alcance.

Boa Sorte e Seja bem vindo a Espanha!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...