viernes, 11 de marzo de 2011

Centro de Estudos Brasileiros- Um pouco do Brasil em Salamanca

Salamanca é uma cidade considerada universitária. Por aqui passam muitos estudantes de todas as partes do mundo e claro que, inclusive, brasileiros. Mas os brasileiros que passam por Salamanca, não são só turistas que estão conhecendo a Europa. Além dos estudantes, passam também muitos professores que vêem fazer suas pesquisas, assim como artistas para expor seus trabalhos ou mesmo dá oficinas, ou seja, divulgar seu trabalho etc . Muitos destes são recebidos pelo Centro de Estudos Brasileiros, um centro próprio da Universidade de Salamanca que procura ser o centro de difusão e pesquisa da realidade brasileira na Europa e da difusão da cultura e língua espanhola no Brasil. Um pouco do Brasil em Salamanca!!

O Centro de Estudos Brasileiros (CEB) foi criado no ano de 2001 uma iniciativa da Universidade de Salamanca e da Embaixada do Brasil em Madrid em função do crescimento das relações entre Brasil e Espanha. A Espanha a partir desta época se converteu em um grande inversor do Brasil e ambos os países são aliados na política internacional. Com a grande diversidade que possui o Brasil em função de sua grandiosidade territorial despertam interesses desde diversas perspectivas sejam elas política, economia, social, ambiental, cultural, biológicas entre outras. Assim o CEB foi criado para além de fortalecer os laços entres os dois países, dar a conhecer os aspectos culturais, demográficos, políticos, sociais e econômicos.
O CEB promove intercâmbio entre professores e aluno brasileiro e espanhol apóia projetos conjunto entre a USAL e instituições brasileiras, organiza atividades como cursos, seminários, congressos, exposições, apoio na publicação de livros e a formação de especialistas, com um programa acadêmico que acredite uma formação profissional e cientifica sobre o Brasil.
Ademais o CEB está localizado num edifício emblemático do século XVII que foi restaurado e inaugurado em 2008, marcando-lo como centro cultural para a promoção da Cultura Brasileira na Espanha.


Animem-se! Venham a visitar Salamanca aqui também tem um pouquinho do Brasil!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...