viernes, 4 de marzo de 2011

ESTUDAR NA ESPANHA

Aqueles que têm interesse em vir a estudar curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado o primeiro que deve fazer é procurar o curso e a universidade que tenha o curso que te interessa.

O que me ajudou muito a escolher o meu programa de doutorado que faço hoje na Espanha, foi quando conheci um buscador do Ministério de Relaciones Exteriores da Espanha que facilita na busca do curso e a universidade dentro de sua área de conhecimento e de interesse que se chama Buscador Colón . Esse é o primeiro passo, procurar o curso e a Universidade que tenha o curso do seu interesse. Uma vez escolhidos o curso ou cursos, e aconselho que escolha em mais de uma universidade diferente, o segundo passo é entrar em contato com a(s) Universidade(s) escolhida(s), por meio da pagina web que oferece o buscador colón para melhor colher informações dos programas dos cursos e os prazos para inscrição para a seleção do programa. Uma vez escolhido o curso que queira fazer o importante é verificar os documentos necessários para a inserção ao programa.

Com relação aos documentos necessários para entrar nas universidades espanholas depende de cada universidade.

O importante para adiantar os trâmites do visto de estudante para brasileiros é necessário pedir ao curso que for realizar uma carta de aceitação ao programa ou o pagamento da matricula no mesmo, para que possa comprovar sua aprovação no programa que vá realizar em Espanha. Este documento também servirá para alguma bolsa de estudo que for solicitar tanto no Brasil como na própria Espanha.

Outros dois pontos importantes que vale a pena comentar são a tradução dos documentos como histórico, diploma da graduação, bem como sua homologação deste titulo na Espanha.

Algumas Universidades, como a Universidade de Salamanca realiza um processo interno de homologação de titulo, ou seja, ele é convalidado por uma comissão de doutorado para realização do programa escolhido. Esta homologação não serve para nenhuma outra universidade nem mesmo isso não quer dizer que o seu titulo de graduação esteja homologado no país. Este tramite só é para facilitar a entrada nos programas de mestrado e doutorado na Universidade. No entanto, também tem outro processo de homologação que este vale para todo o território espanhol, que é a tramitação da homologação por meio dos ministérios do Brasil e depois nos ministérios espanhóis e isso por meio do consulado da Espanha no Brasil.

As universidades espanholas ainda que sejam publicas par são pagas. Isso quer dizer que tem taxas de matriculas que são pagas pelos alunos proporcionalmente ao números de créditos que será feito no primeiro ano de curso. Por isso é interessante buscar se escrever nas bolsas de estudos tanto as brasileiras como a espanholas que também dão oportunidades para brasileiros estudar na Espanha. Com estas bolsas de estudos as taxas de matriculas são pagas pelos órgãos e também um seguro medico além das mensalidades durante o período da bolsa.

Aqui as páginas webs de duas instituições espanholas que dão bolsas para brasileiros.

Buscador Colón

Fundación Carolina

Agencia Española de Cooperación Internacional y Desarrollo

Estamos a disposição para qualquer informação que esteja ao nosso alcance.

Boa Sorte e Seja bem vindo a Espanha!!!

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book

17 comentarios:

  1. As intituições que dão bolsas tem pré-requisito de está matriculado em uma intituição de Ensino Superio?

    agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
  2. Olá Flowerzinha!!!!
    Antes de mais obrigada por acessar nosso blog.

    A instituições que dão bolsas um dos pre requisitos é que vce tenha terminado uma graduaçao ou que esteje no ponto de terminar e que a Universidade que queira estudar te aceite no programa de mestrado ou doutorado e que vce tenha um documento que comprove isso, que pode ser uma carta de aceite da coordenaçao do programa algo desse tipo.Isso no caso das BEcas Mae que pedem no momento da solicitação da bolsa este documento. A Fundação Carolina como tem muitas categorias de bolsas e algumas direcionados a Universidades e cursos específicos, nao sei que se necessita esta carta de aceitação, tem que dar uma olhada no Edital.
    Bom espero que tenha respondido sua dúvida. QQ coisa estamos a disposição.

    ResponderEliminar
  3. Enhorabuena por el blog. Mucho ánimo para mantenerlo. El enlace de la agencia española de cooperación no funciona, por lo menos a mí no me funciona :(

    ResponderEliminar
  4. Hola Estela,
    Ya está corrigido!! Muchas GRacias!!!

    ResponderEliminar
  5. Ola! Gostaria de tirar uma duvida: ouvi dizer que o que conhecemos como pos-graduação no Brasil seria o equivalente a um doctorado na España, que postgrado seria mais como uma especialização... é isso mesmo?
    Além disso, tenho passaporte portugues, isso facilita a entrada em universidades publicas? Muito obrigada e fiquei muito feliz em conhecer o blog, me ajudou muito com minhas duvidas!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Barbara!!!
    Pós.Graduação no Brasil é considerado qualquer curso que se faça após a graduaçao. E tem varios niveis: especialização, mestrado(profissional e acadêmico)e Doutorado. Aqui na Espanha sim , posgrado é considerado uma especialização ou um master con curta temporada.O passaporte europeu sempre facilita a entrada na europa, mas qto a entrada nas universidades isso independe. Claro que vce sendo cidadão da comunidade européia terá mais possibilidade de entrar nos editais de bolsas de estudo especificos para cidadaos europeus.
    Muito obrigada por consultar nosso BLOG. Divulgue por aí o nosso trabalho e estamos a disposição para esclarecimentos.
    valeu!! até a proxima...Fique de olho nas proximas publicações.;)

    ResponderEliminar
  7. EU gostaria de concorrer a uma bolsa para o master pela AECID, mas no edital diz que não posso ser residente na europa. Ao mesmo tempo o curso que quero fazer cobra muito mais caro para não-residentes do que para residentes. O que vocês acham que é a melhor opção? Há como conseguir uma bolsa na universidade para não pagar o curso e ainda receber a bolsa da AECID?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Olá Nina!! Obrigado por entrar em contato conosco!
    Segundo o edital vce nao deve está residindo na europa no momento em que vce solicitar a bolsa porque é um programa direcionado ao iberoamericanos. Entao um dos critérios é esse? Se vce receber a bolsa, independente do programa a AECID pagará sua matrícula até um valor que eles determinam. Voce nao pode acumular duas bolsas ao mesmo tempo.
    Qual curso que vce está interessada?

    Mais uma vez obrigada..
    Equipe Salamanca Universitária

    ResponderEliminar
  9. ola bom dia!vivo na espanha, y to querendo terminar os estudos ali. oque documento devo mandar buscar no brasil?

    ResponderEliminar
  10. Olá Anônimo..
    Vce vive na espanha e quer terminar seus estudos aí entao? Que tipo de curso é? Licenciatura ?

    Bom, para isso vce deve ter em maos o seu historico, no minimo, pois dependerá da universidade espanhola e os graus de exigencias dela para convalidar as disciplinas que vce já fez no Brasil, se for o caso.
    Com o histórico que vce tem deve ser passado pelo cartorio para reconhecer a firma deste documento e logo seguir os passos que recomenda a embaixada da Espanha no Brasil:
    Segundo a pagina do consulado os passos sao esses e o documento não necessita passar pelo MEC do Brasil.
    PROCEDIMIENTO PARA LEGALIZAR POR VIA DIPLOMÁTICA UN DOCUMENTO QUE SERÁ PRESENTADO EN ESPAÑA

    Para que sean válidos en España, los documentos expedidos en Brasil deben ser legalizados por vía diplomática, ya que Brasil no firmó el Convenio de Haya (“Apostilla de Haya”). Para ello, deberán ser seguidos los siguientes pasos:

    Legalizar ante un Notario una de las firmas que figuren en el documento que será presentado en España.
    Presentar el documento cuya firma fue legalizada a Itamaraty – Divisao de Assistencia Consular - Setor de Legalizaçao - Esplanada dos Ministerios, Bloco H, Anexo I, Terreo - 70170-900 Brasilia-DF.– Este trámite es gratuito;
    Presentar el documento en el Consulado General de España en Salvador (o en los Consulados Honorarios de esta demarcación consular), en donde será LEGALIZADO POR VIA DIPLOMATICA mediante el pago de una tasa por documento legalizado.
    Cualquier persona puede realizar estos trámites, no siendo necesaria, en ningún momento, la presencia del interesado. Las personas residentes dentro de la circunscripción consular pero fuera del municipio de Salvador, en caso de imposibilidad de personarse ante este Consulado General o en los Consulados Honorarios, pueden enviar la documentación por correo, desde que el documento haya sido previamente legalizado por una Notaria y por el Ministerio de Relaciones Exteriores. El importe de la tasa consular para la legalización por vía diplomática, deberá ser remitido a través de "vale postal" junto con la documentación y un sobre franqueado a su dirección.

    NOTA IMPORTANTE: El Consulado General de España no puede legalizar traducciones juradas al idioma español de documentos redactados en lengua portuguesa. Es aconsejable que las mencionadas traducciones sean realizadas en España.
    Bom qualquer outra duvida não dude em consultar-nos.
    Um saludo desde Salamanca Universitária

    ResponderEliminar
  11. A também te mando está pagina web que poderá interessar.
    http://campus.usal.es/~gesacad/web-acceso/extranjeros/Univer.html

    Atenciosamente
    Salamanca Universitária

    ResponderEliminar
  12. ola,

    Fui admitido no curso de Master na USAL e gostaria de saber que documentos preciso para entrar na Espanha.
    Tenho dupla nacionalidade (brasileira e espanhola)
    Preciso pedir visto de estudante?

    ResponderEliminar
  13. Olá, muito obrigado por nos consultar... Tendo nacionalidade espanhola creio que não necessitará de visto de estudante, porque quando vce chegar aqui terá que fazer sua identificaçao de espanhol. Melhor mesmo é voce se informar no consulado da Espanha aí no Brasil para te dar mais detalhes.

    Os documentos que brasileiros que nao têm nacionalidade devem está em maos, além do visto, é a matricula no curso que vai realizar, se tiver algum endereço onde vai morar <8provisorio) e um modo de comprovar o meios economicos diponiveis para ficar no país durante o tempo da sua estancia.
    Mas de qualquer maneira aconselhamos ir ao consulado da espanha se certificar sobre o seu caso especifico, ok?
    Atenciosamente Salamanca Universitaria

    ResponderEliminar
  14. Boa noite! Estou querendo cursar um mestrado na universidade de Málaga, mas no site da Universidade eles pedem pra fazer a homologação do título de graduação, vou viajar pra lá no em novembro, na data que o curso se inicia. Gostaria de saber se o processo é igual o de homologação para exercer a profissão ai na Espanha, pois achei muito demorado e to com medo de não dar tempo. O link relacionado é esse:

    http://www.pop.uma.es/index.php?option=com_content&task=view&id=86&Itemid=107

    Aguardo o retorno
    Obrigado
    Leonardo Soares
    ltalk410@hotmail.com

    ResponderEliminar
  15. Bom dia, o meu nome é Sérgio Francisco Tsambane! Tenciono candidatar-me as bolsas de estudo da MAEC- AECID para mestrado, já escolhi as universidades e cursos que tenciono candidatar-me em Espanha. Gostaria de Saber como posso fazer para pedir a carta de aceitação nas universidades em causa? As universidades e os respectivos cursos são: Alcalá ( área de estudo: “educação, planificação, inovação e gestão da práctica educativa”), Salamanca ( área de estudo: “TICs em Educação: Análises e Desenho de Processos, Recursos e Práticas Formativas”) e Barcelona ( área de estudo: “Multimédia Educativo”).

    Gratos pela compreensao, aguardo uma resposta.
    E-mail: gitotsembane@gmail.com

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pelo blog! Sinto-me menos perdida, agora!

    Estou terminando o curso de Direito, aqui no Brasil. E, o meu maior desejo é fazer em princípio, uma pós-graduação em Salamanca, no curso de Criminologia. Tenho várias dúvidas:

    1- é possível conseguir uma bolsa aqui no Brasil? Onde? Ou uma bolsa em Salamanca? Onde? Já que os custos são altos, e não viabilizo de recursos para custeá-los.

    2- Geralmente, uma especialização de curta duração, dura quanto tempo?

    3- Quais seriam os pré-requisitos para ser aceito em Salamanca?

    4- Quais seriam a documentação necessária para o ingresso em Salamanca?

    Por enquanto, são essas as minhas dúvidas!! Muitissímo obrigada, por nos informar, e ajudar!! Divulgarei o blog, com certeza!!

    Beijos

    Fafá - Brasília.

    ResponderEliminar
  17. Olá,

    Grata pelas informações.
    Ouvi dizer que a o curso de especialização do brasil é a mesma coisa que o master na Espanha por ter a mesma carga horária. Isso quer dizer que um especialista brasileiro pode ir direto pro mestrado? Se sim, qual o procedimento para o "reconhecimentos" do título de especialista como mestre? Grata. Lívia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...